Tudo sobre a Declaração de Imposto de Renda 2021

Condutas que podem caracterizar a alienação parental
19 de fevereiro de 2021
Dia Mundial do Consumidor – conheça seus direitos
15 de março de 2021

Tudo sobre a Declaração de Imposto de Renda 2021

Começa hoje (01/03) a contar o prazo para entrega do Imposto de Renda (IR) 2021. O prazo final vai até o dia 30 de abril. É obrigado a declarar o imposto de renda quem teve rendimentos igual ou maior que R$ 28.559,70 em 2020. 


A Receita permite que várias despesas sejam informadas na declaração para diminuir ou aumentar a sua restituição.  A restituição do IR é a devolução da diferença do imposto pago a mais, daqueles que recolhem o imposto diretamente na folha de pagamento ou podem ter aplicados deduções ao imposto a ser pago, como através de despesas médicas ou declaração de dependentes. 

Despesas que podem ser declaradas


Despesas que podem ser declaradas: aluguel de imóvel, pensão alimentícia sem decisão judicial, despesas com médicos, dentistas e hospitais, remédios, óculos, acupuntura, creche e escola, curso de inglês, cursinho de vestibular, academia, empregado doméstico, veterinário, enfermeiros. 

Principal mudança na declaração do IR 2021


A principal mudança na declaração do imposto de renda este ano se deve ao auxílio emergencial recebido por muitos brasileiros no ano de 2020 devido a decretação do estado de pandemia pelo coronavírus. Segundo a Receita, todos os valores recebidos pelo auxílio emergencial são considerados como rendimentos tributáveis e portanto devem ser declarados no IR 2021, na ficha Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica. 


Além disso, os beneficiários que receberam no ano de 2020 o valor igual ou acima de R$ 22.847,76 em rendimentos tributáveis terão que devolver o auxílio emergencial ao governo, através do portal online Ministério da Cidadania. 

Lotes de restituição do IR 2021


Os lotes da restituição do imposto de Renda 2021 ocorreram em 5 etapas, entre os meses de maio e setembro, sendo estes pagos de acordo com a data de entrega da declaração, exceto aqueles que têm prioridade legal. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *